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Análise de questões anteriores

01. Se em certa região foram registrados, em agosto, 1 170 roubos, e esse número foi 10% menor que o número de roubos registrados no mês anterior, então a diferença entre os números de roubos registrados em julho e em agosto, nessa ordem, foi

(A) 117.

(B) 120.

(C) 124.

(D) 127.

(E) 130.

RESPOSTA: E

Analisando o enunciado devemos notar que:

O mês de agosto teve um número 10% menor que o mês anterior (julho).

Logo, o mês de agosto representa 90% de roubos do mês anterior, ou 1170.

Se em julho teve X roubos, pois não sabemos o valor de X.

X – 10% = 1170 roubos

Ou 1170 é igual a 90% dos roubos, fazendo a divisão, veremos que 10% é 130, ou seja, a diferença é de 130 roubos a menos.

02. Para a realização de uma perícia, uma região plana e retangular foi isolada. Sabendo-se que um dos lados dessa região isolada mede o dobro da medida do outro lado, um polinômio que pode ser utilizado para representar a área dessa região, considerando-se x + 2 a medida do seu menor lado, é

(A) 3x + 8

(B) 2x + 4

(C) 2x2 + 8x + 8

(D) x2 + 2x + 4

(E) 4x2 + 4x + 6

RESPOSTA: C

Sabemos que a área dessa região pode ser calculada fazendo L x L

Nesse caso temos que o Lado 1 (L1) é M e o Lado 2 (L2) é 2M.

Fazendo:

M.2M temos a região da área do retângulo, logo

Mas é dito que o lado menor é x+2, logo, devemos montar a seguinte equação:

Lado menor = x+2

Lado maior = 2(x+2) que é 2x+4

Área do retângulo é (2x+4).(x+2) que é 2x2+4x+4x+8

Simplificando:

2x2+8x+8

03. Um total x de documentos precisa ser arquivado. Ontem, foi arquivado um quinto dos documentos desse total; amanhã, serão arquivados sete doze avos dos documentos que ainda não foram arquivados; o restante, 60 documentos, serão arquivados na próxima quarta-feira. Uma equação que pode ser utilizada para determinar o número total de documentos a serem arquivados é 

RESPOSTA: A

Interpretando o enunciado temos:

Total de documentos é X

Ontem foram arquivados 1/5X

Amanhã serão arquivados 7/12 de 4X/5, ATENÇÃO, muitos erraram porque fizeram que “amanhã” serão arquivados 7/12 de X.  Na verdade serão arquivados 7/12 do que restou, ou seja, de 4X/5.

Restou 60 documentos, logo, temos a seguinte equação:

X = 1X/5 + (7/12 . 4X/5) + 60

Temos que resolver isto: 7/12 . 4X/5, para resolver devemos dividir 12 e o 4, assim ficamos com 7/3 . X/5 que é igual 7X/15

 Agora vamos colocar isto nessa equação X = 1X/5 + (7/12 . 4X/5) + 60

Fica assim:

X = 1X/5 + 7X/15 + 60

Observe que nenhuma das alternativas está assim, isto por que eles modificaram as posições dos termos, veja:

Temos

1X/5 + 7X/15 + 60 = X

Devemos colocar o 60 para o outro lado do sinal de igual e deixa-lo com sinal de negativo, assim:

1X/5 + 7X/15 = X – 60

Agora mude o X para o lado oposto e mude o sinal para negativo, assim:

1X/5 + 7X/15 – X =  – 60

Essa é a resposta.      

72. Assinale a alternativa que corretamente contempla uma das condições necessárias para a efetivação da movimentação na hipótese de união de cônjuges.
(A) Se praça, estar no mínimo no bom comportamento.
(B) Não estar respondendo a Inquérito Policial Militar.
(C) Não tenha havido movimentação, nos últimos 10 (dez) anos, pelo mesmo fundamento.
(D) Não estar respondendo a processo disciplinar.
(E) Não haja sido movimentado por conveniência da disciplina ou da justiça.
RESPOSTA: E

PREVISÃO: I-2-PM

ANÁLISE: A movimentação na hipótese de União de esta regulada na “Subseção II União de Cônjuges” das I-2-PM, lá, nos artigos 12, 13 e 14 estão previstas as condições para tal tipo de movimentação ser possível.
Vamos ver quais são essas condições:

Artigo 12 – A movimentação nos termos do artigo 130 da Constituição Estadual será feita para o município onde o cônjuge tem sua residência.
Parágrafo único – A critério da Administração, será definida a OPM (de policiamento ostensivo, rodoviário, florestal ou bombeiro) para a qual deva ser feita a movimentação, dentre aquelas que abrangem o município de residência do cônjuge.

Artigo 13 – Fica a movimentação sujeita ainda às seguintes condições:
I – não prejudique o serviço;
II – não tenha havido movimentação, nos últimos 5 (cinco) anos, pelo mesmo fundamento;
III – o município de exercício do cônjuge e sua residência sejam os mesmos;
IV – não haja sido movimentado por conveniência da disciplina ou da justiça.
Parágrafo único – Quando os cônjuges prestarem serviços no mesmo município e um deles for movimentado, por conveniência própria, para OPM localizada em município diverso, o outro não poderá pleitear sua movimentação nos termos do artigo 130 da Constituição Estadual.

Artigo 14 – O policial militar deverá juntar ao formulário PM P-74:
I – cópia autenticada da certidão de casamento;
II – certidão expedida pelo órgão onde o cônjuge, servidor público, presta serviços, com esclarecimentos de sua situação funcional (cargo que ocupa, município de exercício e se é efetivo, concursado ou nomeado, etc.);
III – comprovante de residência do cônjuge na localidade pleiteada.

a) Se praça, estar no mínimo no bom comportamento. ERRADO
Não há previsão de comportamento para este tipo de movimentação. Portanto, pouco importa se está no bom, no regular, etc.

b) Não estar respondendo a Inquérito Policial Militar. ERRADO

Não há esta exigência, ou seja, o fato de estar ou não respondendo a um inquérito NÃO irá interferir.

c) Não tenha havido movimentação, nos últimos 10 (dez) anos, pelo mesmo fundamento. ERRADO
Como podemos ver no inciso II do artigo 13, existe esta previsão, mas o prazo é de 5 anos!!

d) Não estar respondendo a processo disciplinar. ERRADO
Esta previsão também não existe.

e) Não haja sido movimentado por conveniência da disciplina ou da justiça. CERTO
Está previsto no inciso IV do artigo 13.

73. Com relação à utilização da expressão “Incumbiu-me o …(comandante, diretor ou chefe) … de solicitar de V.S.a…” é correto afirmar, nos termos das I-7-PM (Instruções para correspondência na Polícia Militar), que
(A) se trata de modalidade de delegação de competência que poderá abranger assuntos de qualquer natureza, desde que publicada em Diário Oficial.
(B) é uma delegação de competência que deverá ser formalizada em documento próprio do órgão, no qual se defina com precisão o que e a quem deve ser delegado, publicando-se obrigatoriamente o ato em Boletim Geral.
(C) se trata de modalidade imprópria de delegação de competência utilizada tão somente para documentos de justiça e disciplina, que exige apenas a publicação em Boletim Geral.
(D) é uma delegação de competência que deverá ser formalizada em documento próprio do órgão, no qual se defina com precisão o que e a quem deve ser delegado, publicando-se sempre que possível o ato em Boletim Interno.
(E) se trata de modalidade imprópria de delegação de competência utilizada para documentos de justiça e disciplina, que exige a publicação em Diário Oficial.

RESPOSTA: D

PREVISÃO: I-7-PM

ANÁLISE: As I-7-PM tratam da correspondência na Polícia Militar do Estado de São Paulo, alguns pontos desse documento são mais comumente cobrados nas provas, entre eles está a expressão “Incumbiu-me”. Esse verbo pode ser entendido como sinônimo de delegar, dar competência a, assim, incumbir alguém de algo é atribuir a este a capacidade de fazer, de realizar uma atividade que outrora não tinha.

(A) se trata de modalidade de delegação de competência que poderá abranger assuntos de qualquer natureza, desde que publicada em Diário Oficial. ERRADO
Artigo 42, § 1º – Diz;
Não será objeto de delegação de competência a expedição de documentos relativos a assuntos doutrinários, de política do órgão, de justiça e disciplina e outros que impliquem tomada de posição ou decisão, bem como os que devam ser remetidos a autoridade superior do delegante ou de natureza pessoal.

(B) é uma delegação de competência que deverá ser formalizada em documento próprio do órgão, no qual se defina com precisão o que e a quem deve ser delegado, publicando-se obrigatoriamente o ato em Boletim Geral. ERRADO
Artigo 42, § 1º – Diz;
Toda a delegação de competência deverá ser formalizada em documento próprio do órgão, no qual se defina com precisão o que e a quem deve ser delegado, publicando-se sempre que possível o ato em boletim interno.
Observe que a alternativa está “quase” certa, o examinador mudou praticamente o termo “obrigatoriamente” e Boletim Geral, aliás fique atento a termos que tornam uma situação absolutamente condicional, ou seja, expressões como “sempre”, “obrigatória”, nunca, etc. Nesse caso, observamos o princípio da razoabilidade sendo aplicado, isto é, em alguns casos a impossibilidade de tal publicação em Boletim Interno não será um impedimento para tais atos.

(C) se trata de modalidade imprópria de delegação de competência utilizada tão somente para documentos de justiça e disciplina, que exige apenas a publicação em Boletim Geral. ERRADO
Essa alternativa poderia ser facilmente eliminada pelo candidato, apenas com uma análise lógica de valor, observe que o texto diz que a modalidade imprópria de delegação de competência é utilizada “tão somente para documentos de justiça e disciplina”, ora, estes documentos são os mais relevantes, pois tratam de interesses de alto valor para a instituição e para os envolvidos, pensando desse modo, que lógica haveria em poder delegar tais atos e não os demais?
Fica a dica, se você não souber uma questão tente fazer uma análise lógica da mesma, isto é, pense se, no caso da afirmação ou da negativa, existe um motivo razoável para que no mundo real aquela situação seja aplicada. Esta análise é útil porque aquele que produziu o documento analisado, seja uma instrução, um despacho, uma ordem de serviço, o fez para ser aplicado no mundo real e não para “derrubar candidato”, então, tente verificar se a afirmação é aplicável em uma situação de modo razoável.

(D) é uma delegação de competência que deverá ser formalizada em documento próprio do órgão, no qual se defina com precisão o que e a quem deve ser delegado, publicando-se sempre que possível o ato em Boletim Interno. CERTO
É praticamente a exata letra do Artigo 42, § 1º;
Toda a delegação de competência deverá ser formalizada em documento próprio do órgão, no qual se defina com precisão o que e a quem deve ser delegado, publicando-se sempre que possível o ato em boletim interno.

(E) se trata de modalidade imprópria de delegação de competência utilizada para documentos de justiça e disciplina, que exige a publicação em Diário Oficial. ERRADO
Vale aqui os comentário da alternativa C

74. Na hipótese de afastamento do avaliado na avaliação de desempenho dos integrantes da Polícia Militar, é correto afirmar que, nos casos em que o avaliado
(A) se afastar por mais de 60 (sessenta) dias do serviço, continuados ou cumulativos, durante o período correspondente à etapa de observação, não deverá ser realizada a avaliação, no entanto, havendo previsão de seu retorno ao trabalho, poderão ser estabelecidas metas.
(B) por qualquer motivo, deixar o serviço ativo da PMESP (exoneração, demissão, expulsão, transferência para a reserva, reforma ou falecimento), deverá a sua avaliação ocorrer em relação ao semestre respectivo à etapa de observação em que se deu o fato, desde que tenha trabalhado por no mínimo 60 (sessenta) dias.
(C) durante a etapa de entrevista estiver afastado por qualquer motivo (fruição de férias, licença médica, licença-prêmio, licença gestante, licença adoção e nos casos de agregação), o Avaliador deve concluir o processo de avaliação de desempenho, justificando os motivos da não realização da entrevista.
(D) estiver afastado por mais de 60 (sessenta) dias do serviço, continuados ou cumulativos, durante o período correspondente à etapa observação, a sua avaliação não deverá ocorrer e nem poderão ser estabelecidas metas.
(E) por qualquer motivo, deixar o serviço ativo da PMESP (exoneração, demissão, expulsão, transferência para a reserva, reforma ou falecimento), deverá a sua avaliação ocorrer em relação ao semestre respectivo à etapa de observação em que se deu o fato, desde que tenha trabalhado por no mínimo 120 (cento e vinte) dias.

RESPOSTA: C

PREVISÃO: I-24-PM

ANÁLISE: O afastamento do avaliado está previsto na Seção III – Do Afastamento do avaliado, do artigo 31 ao 33.
(A) se afastar por mais de 60 (sessenta) dias do serviço, continuados ou cumulativos, durante o período correspondente à etapa de observação, não deverá ser realizada a avaliação, no entanto, havendo previsão de seu retorno ao trabalho, poderão ser estabelecidas metas. ERRADO
O artigo 31 traz a previsão que fora colocada na alternativa “A”, com a diferença de que o prazo previsto nas I-24-PM é de 120 dias e não 60.

(B) por qualquer motivo, deixar o serviço ativo da PMESP (exoneração, demissão, expulsão, transferência para a reserva, reforma ou falecimento), deverá a sua avaliação ocorrer em relação ao semestre respectivo à etapa de observação em que se deu o fato, desde que tenha trabalhado por no mínimo 60 (sessenta) dias. ERRADO
O artigo 31, Parágrafo único – O Policial Militar que, por qualquer motivo, deixar o serviço ativo da PMESP (exoneração, demissão, expulsão, transferência para a reserva, reforma ou falecimento), não será avaliado no semestre respectivo à etapa de observação em que se deu o fato, independentemente do número de dias trabalhados ou em afastamento.
Vamos pensar um pouco!!
Qual a relevância de se avaliar um Policial Militar em tais situações? Observe que nesse caso se onerária a administração pública sem uma finalidade, lembra que o ato administrativo tem alguns requisitos? Entre esses requisitos está a finalidade, pergunte-se: Qual a finalidade de se avaliar um Policial Militar nessas situações.

(C) durante a etapa de entrevista estiver afastado por qualquer motivo (fruição de férias, licença médica, licença-prêmio, licença gestante, licença adoção e nos casos de agregação), o Avaliador deve concluir o processo de avaliação de desempenho, justificando os motivos da não realização da entrevista. CERTO
Artigo 32 – Nos casos em que o Avaliado, durante a etapa de entrevista, estiver afastado por qualquer motivo (fruição de férias, licença médica, licença-prêmio, licença gestante, licença adoção e nos casos de agregação), o Avaliador deve concluir o processo de avaliação de desempenho, justificando os motivos da não realização da entrevista.

(D) estiver afastado por mais de 60 (sessenta) dias do serviço, continuados ou cumulativos, durante o período correspondente à etapa observação, a sua avaliação não deverá ocorrer e nem poderão ser estabelecidas metas. ERRADO
Artigo 31 … I – o Policial Militar afastado por mais de 120 (cento e vinte) dias do serviço, continuados ou cumulativos, durante o período correspondente à etapa observação, não deverá ser avaliado, no entanto, havendo previsão de seu retorno ao trabalho, poderão ser estabelecidas metas;

(E) por qualquer motivo, deixar o serviço ativo da PMESP (exoneração, demissão, expulsão, transferência para a reserva, reforma ou falecimento), deverá a sua avaliação ocorrer em relação ao semestre respectivo à etapa de observação em que se deu o fato, desde que tenha trabalhado por no mínimo 120 (cento e vinte) dias. ERRADO

75. Nos termos das I-36-PM (Instruções para Afastamentos na Polícia Militar), é correto afirmar:
(A) Licença-prêmio: ocorrerá, automaticamente, a caducidade do pedido pelo fato de o policial militar não ter entrado na fruição da licença-prêmio dentro de 60 (sessenta) dias da publicação em Boletim Geral, sendo obrigatória a publicação do fato em Boletim Interno.
(B) Licença-adoção: o policial militar poderá obter licença de 180 (cento e oitenta) dias, com remuneração integral, quando adotar menor, de até sete anos de idade, ou quando obtiver judicialmente a sua guarda para fins de adoção. O período será considerado de efetivo exercício para todos os efeitos legais.
(C) Trânsito: o período de trânsito fica estabelecido na conformidade das distâncias oficiais existentes entre os municípios, entendidos aí os seus respectivos marcos “zero”, obedecida a seguinte diferenciação: 3 (três) dias para municípios distantes até 100 (cem) quilômetros,
inclusive e 5 (cinco) dias para municípios distantes mais de 100 (cem) quilômetros.
(D) Luto: todo policial militar terá direito a 8 (oito) dias de luto, mediante o preenchimento da planilha própria, na hipótese de falecimento de avós e netos.
(E) Licença para tratamento de saúde em pessoa da família: o policial militar deverá requerer ao Subcmt PM a concessão da licença para tratamento de saúde em pessoa da família, justificando a sua necessidade, instruindo o pedido com o relatório do Oficial Médico de sua OPM, devendo aguardar a concessão em exercício.

RESPOSTA: B

PREVISÃO: I-36-PM

ANÁLISE: As I-36-PM são instruções sobre o afastamento do policial militar, é muito importante que o estudante leia de modo atento estas instruções, pois é comum aparecer questões acerca deste assunto na prova.

(A) Licença-prêmio: ocorrerá, automaticamente, a caducidade do pedido pelo fato de o policial militar não ter entrado na fruição da licença-prêmio dentro de 60 (sessenta) dias da publicação em Boletim Geral, sendo obrigatória a publicação do fato em Boletim Interno. ERRADO
Sobre a caducidade o Artigo 70 prevê tal fato para a Licença sem vencimentos, de acordo com o citado artigo, isto ocorrerá em 15 dias, veja:
Artigo 70 – Publicada a concessão da licença sem vencimentos, o policial militar terá o prazo de 15 (quinze) dias para iniciar o gozo, sob pena de caducidade do pedido.
No que concerne à Licença-prêmio NÃO há tal previsão.

(B) Licença-adoção: o policial militar poderá obter licença de 180 (cento e oitenta) dias, com remuneração integral, quando adotar menor, de até sete anos de idade, ou quando obtiver judicialmente a sua guarda para fins de adoção. O período será considerado de efetivo exercício para todos os efeitos legais. CERTO
Importante lembrar:
Menor de até 7 anos. Guarde isso, eles podem alterar apenas a idade, para confundir o candidato!!
No caso de o casal ser de PM, apenas um dos policiais poderá gozar os 180 dias, o outro, pode ser o homem ou a mulher, terá direito a apenas 5 dias de afastamento. Veja o artigo 43:
Artigo 43 – No caso de policial militar casado ou que viva em união estável com outro policial militar, a
licença-adoção será concedida na seguinte conformidade:
I – 180 (cento e oitenta) dias ao policial militar adotante que assim o requerer;
II – 5 (cinco) dias ao outro policial militar, desde que requeira.

(C) Trânsito: o período de trânsito fica estabelecido na conformidade das distâncias oficiais existentes entre os municípios, entendidos aí os seus respectivos marcos “zero”, obedecida a seguinte diferenciação: 3 (três) dias para municípios distantes até 100 (cem) quilômetros,
inclusive e 5 (cinco) dias para municípios distantes mais de 100 (cem) quilômetros. ERRADO
Artigo 35 – O período de trânsito fica estabelecido na conformidade das distâncias oficiais existentes entre os municípios de origem e de destino, entendidos aí os seus respectivos marcos “zero”, obedecida a seguinte diferenciação:
I – 3 (três) dias para municípios distantes até 150 (cento e cinquenta) quilômetros, inclusive;
II – 5 (cinco) dias para municípios distantes mais de 150 (cento e cinquenta) quilômetros.

(D) Luto: todo policial militar terá direito a 8 (oito) dias de luto, mediante o preenchimento
da planilha própria, na hipótese de falecimento de avós e netos. ERRADO
Artigo 39 – Todo policial militar terá direito a período de luto, mediante o preenchimento da planilha
“AFASTAMENTO” (PM P-118), na seguinte conformidade:
I – 8 (oito) dias no caso de falecimento de:
a) cônjuge ou companheiro(a);
b) filhos;
c) pais;
d) irmãos.
II – 2 (dois) dias no caso de falecimento de:
a) avós;
b) netos;
c) sogros;
d) padrasto;
e) madrasta

(E) Licença para tratamento de saúde em pessoa da família: o policial militar deverá requerer ao Subcmt PM a concessão da licença para tratamento de saúde em pessoa da família, justificando a sua necessidade, instruindo o pedido com o relatório do Oficial Médico de sua OPM, devendo aguardar a concessão em exercício. ERRADO
Artigo 50 – O policial militar deverá requerer diretamente ao Diretor de Pessoal a concessão da licença para tratamento de saúde em pessoa da família, justificando a sua necessidade e instruindo o pedido com o relatório do Oficial Médico de sua OPM, devendo aguardar a concessão em exercício.
Atenção: É muito comum a banca mudar a denominação do responsável por algum tipo de ato, nesse caso trocaram Diretor de Pessoal por Subcmt PM, no caso em que você verificar a presença de denominações de cargos em situações semelhantes procure analisar qual é o ato que está sendo atribuído. No caso desta questão é claramente uma situação de administração de pessoal, competência do Diretor de Pessoal.

76. Com relação às Reuniões de Análise Crítica (RAC) – nível I – mensal, é correto afirmar que devem ocorrer sempre na
(A) segunda semana seguinte ao mês avaliado, em data a ser definida pelo Grande Comando da área respectiva, em cuja oportunidade os Cmt das OPM de nível Btl presidirão reuniões entre seus Cmt Cia com os Coord Op Btl ou SCmt, o P/2 e o P/3.
(B) primeira semana seguinte ao mês avaliado, em data a ser definida pelo Cmt Btl da área respectiva, em cuja oportunidade presidirão reuniões entre seus Cmt Cia com os Coord Op Btl ou SCmt, o P/2 e o P/3.
(C) primeira semana seguinte ao mês avaliado, em data a ser definida pelo Grande Comando da área respectiva, em cuja oportunidade os Cmt das OPM de nível Btl presidirão reuniões entre seus Cmt Cia com os Coord Op Btl ou SCmt, o P/1, o P/2 e o P/3.
(D) segunda semana seguinte ao mês avaliado, em data a ser definida pelo Grande Comando da área respectiva, em cuja oportunidade os Cmt das OPM de nível Btl presidirão reuniões entre seus Cmt Cia com os Coord Op Btl ou SCmt, o P/1, o P/2 e o P/3.
(E) primeira semana seguinte ao mês avaliado, em data a ser definida pelo Grande Comando da área respectiva, em cuja oportunidade os Cmt das OPM de nível Btl presidirão reuniões entre seus Cmt Cia com os Coord Op Btl ou SCmt, o P/2 e o P/3.

RESPOSTA: E

PREVISÃO: Diretriz PM2-1/91/07 – Plano de Policiamento Inteligente – (PPI)

ANÁLISE: Esta diretriz tem por finalidade sistematizar a metodologia de planejamento operacional, implantando o Plano de Policiamento Inteligente (PPI). É importante observar que este documento não foi objeto do último edital na íntegra, mas tão somente os subitens – 6.3.2. e 6.3.2.1;

Com relação às Reuniões de Análise Crítica (RAC) – nível I – mensal, é correto afirmar que devem ocorrer sempre na
(A) segunda semana seguinte ao mês avaliado, em data a ser definida pelo Grande Comando da área respectiva, em cuja oportunidade os Cmt das OPM de nível Btl presidirão reuniões entre seus Cmt Cia com os Coord Op Btl ou SCmt, o P/2 e o P/3. ERRADO

(B) primeira semana seguinte ao mês avaliado, em data a ser definida pelo Cmt Btl da área respectiva, em cuja oportunidade presidirão reuniões entre seus Cmt Cia com os Coord Op Btl ou SCmt, o P/2 e o P/3. ERRADO

(C) primeira semana seguinte ao mês avaliado, em data a ser definida pelo Grande Comando da área respectiva, em cuja oportunidade os Cmt das OPM de nível Btl presidirão reuniões entre seus Cmt Cia com os Coord Op Btl ou SCmt, o P/1, o P/2 e o P/3. ERRADO

(D) segunda semana seguinte ao mês avaliado, em data a ser definida pelo Grande Comando da área respectiva, em cuja oportunidade os Cmt das OPM de nível Btl presidirão reuniões entre seus Cmt Cia com os Coord Op Btl ou SCmt, o P/1, o P/2 e o P/3. ERRADO

(E) primeira semana seguinte ao mês avaliado, em data a ser definida pelo Grande Comando da área respectiva, em cuja oportunidade os Cmt das OPM de nível Btl presidirão reuniões entre seus Cmt Cia com os Coord Op Btl ou SCmt, o P/2 e o P/3. CERTO

6.3.2. Etapas do Plano de Policiamento Inteligente
6.3.2.1. Reuniões de Análise Crítica (RAC) – nível I – mensal
Visando atender ao princípio da oportunidade, devem ocorrer sempre na primeira semana seguinte ao mês avaliado, em data a ser definida pelo Grande Comando da área respectiva, em cuja oportunidade os Cmt das OPM de nível Btl presidirão reuniões entre seus Cmt Cia com os Coord Op Btl ou SCmt, o P/2 e o P/3, onde serão analisados, principalmente, os dados dos indicadores de HOMICÍDIOS, ROUBOS DE VEÍCULOS, FURTOS DE VEÍCULOS, ROUBOS OUTROS e FURTOS OUTROS, além de outros indicadores de interesse, de acordo com as peculiaridades de cada subárea, definindo-se as AISP, identificando nelas qual(is) a(s) modalidade (s) ou programa(s) de policiamento a ser (em) empregado (s) para fazer frente às necessidades;

77. “É a realização de operação policial-militar no território de uma OPM em que participa uma ou mais OPM, especializada, de apoio de ensino ou administrativa, mediante planejamento conjunto, para evitar superposição de esforços, mantidos os comandos próprios, para execução de ações rotineiras de polícia ostensiva territorial.” Nos termos das Normas para o Sistema Operacional de Policiamento PM (NORSOP), é correto afirmar que o enunciado contempla conceito de
(A) Reforço.
(B) Operação de presença.
(C) Operação combinada.
(D) Apoio.
(E) Operação de fiscalização.

RESPOSTA: C

PREVISÃO: Diretriz PM3-8/02/06, de 01 de agosto de 2006 – Normas para o Sistema Operacional de Policiamento PM (NORSOP)

ANÁLISE: Os conceitos sobre os tipos de operações é facilmente encontrado na NORSOP.
“É a realização de operação policial-militar no território de uma OPM em que participa uma ou mais OPM, especializada, de apoio de ensino ou administrativa, mediante planejamento conjunto, para evitar superposição de esforços, mantidos os comandos próprios, para execução de ações rotineiras de polícia ostensiva territorial.” Nos termos das Normas para o Sistema Operacional de Policiamento PM (NORSOP), é correto afirmar que o enunciado contempla conceito de

(A) Reforço. ERRADO
6.3.7.2.19.3.Reforço
É quando efetivo de uma OPM (“A”) é disponibilizado para ser empregado na área de outra OPM (“B”), ficando, para todos os efeitos, sob comando desta última (“B”).

(B) Operação de presença. ERRADO
6.3.7.2.19.5.1.1.Operações de Presença
São aquelas operações cujo fator preponderante é a presença física (ostensividade) do policial militar ocupando espaços em determinada área em atitude de dissuasão para prevenir infrações, inibindo a prática delituosa e desestimulando atividades que propiciem o cometimento de atos antissociais. É a prevenção secundária por excelência. Exemplo típico são as operações de saturação.

(C) Operação combinada. CERTO
6.3.7.2.19.2.2.Operação combinada
É a realização de operação policial-militar no território de uma OPM em que participa uma ou mais OPM, especializada, de apoio de ensino ou administrativa, mediante planejamento conjunto, para evitar superposição de esforços, mantidos os comandos próprios, para execução de ações rotineiras de polícia ostensiva territorial.

(D) Apoio. ERRADO
6.3.7.2.19.4.Apoio
Quando OPM especializada atua na área de OPM territorial, complementarmente à execução das missões daquela (territorial), mantendo comando próprio, mas executando as atividades características de sua especialidade, mediante planejamento prévio e conjunto com a OPM territorial. O apoio difere da Operação combinada em razão da finalidade. Naquele, a OPM especializada executa sua atividade característica. Nesta, a OPM realiza ações de polícia ostensiva territorial.

(E) Operação de fiscalização. ERRADO
6.3.7.2.19.5.1.2.Operações de Fiscalização
São aquelas que extrapolam a simples presença física do policial militar e envolvem algum tipo de atitude pró-ativa, tal como a abordagem de veículos e pessoas para constatação de possíveis irregularidades, as revistas em ônibus e outras de caráter semelhante. Exemplos típicos são as operações bloqueio e vistoria.

78. Nos termos da Diretriz PM3-1/02/12, de 26 de janeiro de 2012 – Sistema de computação embarcada [Terminais Móveis de Dados (TMD)] e portátil [Terminais Portáteis de Dados (TPD)], é correto afirmar:
(A) Replay – Recurso disponível no COPOM ON-LINE, que permite visualizar o trajeto que está sendo realizado por uma US, ou seja, seu deslocamento em tempo real.
(B) Relatório de Consultas – Recurso que permite a todos os policiais militares efetuarem um acompanhamento ON-LINE das ocorrências atendidas e do rastro das viaturas.
(C) Rastro – Recurso disponível no COPOM ON-LINE que permite visualizar o trajeto realizado por uma US em determinada data/hora já transcorrida. Este recurso pode ser empregado para conferência do Cartão de Prioridade de Patrulhamento (CPP).
(D) Relatório de Viatura – Recurso de visualização gerencial que permite ao Comandante tomar decisões, em tempo real, nos níveis operacional, tático e estratégico.
(E) Posicionamento – Recurso que verifica as ocorrências, geração de ocorrências, atendimento de ocorrências, alerta de prioridade/emergência.

RESPOSTA: D

PREVISÃO: Diretriz PM3-1/02/12, de 26 de janeiro de 2012 – Sistema de computação embarcada [Terminais Móveis de Dados (TMD)] e portátil [Terminais Portáteis
de Dados (TPD)]

ANÁLISE: Trata-se de um tema atual que deve receber a atenção do estudante, temas ligados à inovações normalmente são objetos de questões nas provas, cabe aqui lembrar que após a realização dessa prova já surgiram novas tecnologias que podem ser cobradas no próximo concurso.
Nos termos da Diretriz PM3-1/02/12, de 26 de janeiro de 2012 – Sistema de computação embarcada [Terminais Móveis de Dados (TMD)] e portátil [Terminais Portáteis de Dados (TPD)], é correto afirmar:

(A) Replay – Recurso disponível no COPOM ON-LINE, que permite visualizar o trajeto que está sendo realizado por uma US, ou seja, seu deslocamento em tempo real. ERRADO
6.1.8. Replay
Recurso disponível no COPOM ON-LINE que permite visualizar o trajeto realizado por uma US em determinada data/hora já transcorrida.
Este recurso pode ser empregado para conferência do Cartão de Prioridade de Patrulhamento (CPP)

(B) Relatório de Consultas – Recurso que permite a todos os policiais militares efetuarem um acompanhamento ON-LINE das ocorrências atendidas e do rastro das viaturas. ERRADO
6.1.19. Relatório de Consultas
Recurso que permite aos polciais militares na função de supervisão e fiscalização o acompanhamento – quantitativo e qualitativo – das pesquisas realizadas pelas US às Bases de Pessoas, Armas e Veículos.

(C) Rastro – Recurso disponível no COPOM ON-LINE que permite visualizar o trajeto realizado por uma US em determinada data/hora já transcorrida. Este recurso pode ser empregado para conferência do Cartão de Prioridade de Patrulhamento (CPP). ERRADO
6.1.19. Rastro
Recurso disponível no COPOM ON-LINE que permite visualizar o trajeto que está sendo realizado por uma US, ou seja, seu deslocamento em tempo real.
(D) Relatório de Viatura – Recurso de visualização gerencial que permite ao Comandante tomar decisões, em tempo real, nos níveis operacional, tático e estratégico. CERTO

(E) Posicionamento – Recurso que verifica as ocorrências, geração de ocorrências, atendimento de ocorrências, alerta de prioridade/emergência. ERRADO
6.1.12. Posicionamento
É a localização da US de acordo com as coordenadas geográficas emitidas pelos terminais.

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