TPI abre investigação contra Venezuela
Venezuela é investigada pelo Tribunal Penal Internacional por crimes de lesa-humanidade
Maduro lembrou que nunca teve acesso ao conteúdo da documentação sobre os crimes que estão em investigação.
Venezuela é investigada pelo Tribunal Penal Internacional por crimes de lesa-humanidade
Nicolás Maduro não concorda com decisão, mas diz respeitar, segundo ele, não tem acesso ao conteúdo da documentação sobre os delitos que estão em investigação.
Karim Khan, promotor do TPI, confirmou a abertura de investigação contra a Venezuela, ele ficou três dias no país e se reuniu com autoridades. Além disso, ele encontrou-se por três vezes com o presidente Nicolás Maduro. Um memorando de entendimento foi assinado.
Houve o comprometimento de Maduro no sentido de facilitar o desempenho do mandato do promotor na Venezuela, bem como, criar mecanismos para melhorar a cooperação entre as partes.
Ao deixar claro não concordar com a decisão, Maduro lembrou que nunca teve acesso ao conteúdo da documentação sobre os crimes que estão em investigação.
A promotoria do tribunal atuar desde 2018, antes mesmo da abertura formal de uma investigação.
No ano passado, em dezembro, a promotoria afirmou que encontrou indícios de crimes contra a humanidade que teriam sido cometidos pelo governo Maduro.
A confirmação de crime de lesa-humanidade depende de que a TPI conste as consistências de ataques do governo contra a população venezuelana.
As denúncias são da Organização de Estados Americanos (OEA) e governos de vários países.