Chad Wolf , Secretário de Segurança Nacional dos EUA, deixa o cargo
Chad Wolf , Secretário de Segurança Nacional dos EUA, deixa o cargo depois da invasão ao Capitólio.
Wolf disse que os Estados Unidos “assistiram a alguns apoiadores do presidente usarem violência como um meio de alcançar fins políticos”.
Chad Wolf fez críticas a ação dos extremistas que apoiam Trump.
O secretário interino de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Chad Wolf, informou nesta segunda-feira (11) que estava deixando o cargo. Esta é a renúncia mais recente de uma autoridade do governo de Donald Trump e ocorre após a invasão ao Capitólio na semana passada por apoiadores do presidente.
Wolf disse que os Estados Unidos “assistiram a alguns apoiadores do presidente usarem violência como um meio de alcançar fins políticos”. Trump havia retirado, na semana passada, a nomeação de Wolf para secretário permanente de Segurança Nacional, embora este ato tivesse poucas consequências práticas, afinal, em poucos dias Joe Biden será o novo presidente dos EUA.
O que é o Capitólio?
O Capitólio dos Estados Unidos é o prédio que serve como centro legislativo do Estado americano. O Capitólio é o local de reunião do Congresso estadunidense, formado pelo Senado e pela Câmara dos Representantes.
Reação após violência no Capitólio.
Na semana passada, apoiadores de Trump invadiram o Capitólio, o ataque deixou cinco mortos e dezenas de feridos entre manifestantes e agentes das forças de segurança. Muitos manifestantes pró-Trump foram detidos.
Devido ao incitamento que o presidente teria feito à invasão, democratas decidiram nesta segunda pedir impeachment de Trump, apesar de estar a poucos dias do fim do mandato republicano.
Muitos assessores e secretários do governo Trump se retiraram do governo, em repúdio à ação de apoiadores do presidente.
No dia seguinte à invasão, as secretárias de Transportes, Elaine Chao, e de Educação, Betsy DeVos, pediram demissão.
Como este fato pode ser cobrado na prova para o CSTAPM?
Este evento pode ser questionado visando verificar se o candidato esta “antenado” com eventos internacionais importantes. É possível ser questionado às razões da invasão, as consequências, ou mesmo nomes de personagens envolvidos.