Redes Sociais, funções das redes sociais criadas para te viciar
Alguns recursos podem parecer inofensivos, mas foram feitos justamente para você passar horas no celular.
Na Austrália foi aprovada lei que proíbe jovens com menos de 16 anos de usarem redes sociais.
As redes sociais são tão perigosas assim? O medo é justificado?
É inegável que existem benefícios, como aproximar pessoas, criar conexões e facilitar o acesso a informações, no entanto, as redes possuem uma série de recursos feitos justamente para que você não largue mais o celular – e quem confirma isso são os próprios funcionários das Big Techs.
No documentário “O Dilema das Redes”, Tristan Harris, um ex-engenheiro do Google, afirmou que as redes sociais treinam “uma geração inteira de indivíduos que, sempre que se sentem desconfortáveis, sozinhos ou amedrontados, recorrem a ‘chupetas digitais’ para se acalmar”.
As redes oferecem ferramentas que incentivam um looping de atividades lá dentro e, de certa forma, acabam gerando um vício.
Esse assunto é tão importante que a corporação publicou uma diretriz acerca das mídias sociais (DIRETRIZ Nº PM3-006/02/21 – USO DE MÍDIAS SOCIAIS E APLICATIVOS MENSAGEIROS POR POLICIAIS MILITARES.)
Confira abaixo algumas dessas funções viciantes.
- Notificações constantes
Lembra quando você deixa o celular e recebe uma notificação? As chances de você voltar e gastar muito tempo de novo são grandes.
As redes sociais enviam alertas frequentes (curtidas, comentários, mensagens, lembretes) para manter o usuário sempre “atento” e incentivar respostas rápidas, criando um ciclo de recompensa.
- Feed infinito (scrolling)
Trata-se do formato de rolagem infinita, onde o conteúdo nunca se esgota, impede que o usuário pare de interagir, desse modo cria-se um fluxo constante de novidades. Isso ativa o cérebro em busca de novidades, similar ao que ocorre em um jogo de azar.
- Recompensas variáveis
Você recebe “curtidas”, “comentários” ou novos seguidores, notou que essa recompensa não acontece de forma regular? A incerteza sobre quando a próxima validação ocorrerá (como no caso de um “like” ou mensagem) ativa o sistema de recompensa do cérebro, aumentando o desejo de continuar acessando.
O feedback social positivo (curtidas, comentários, compartilhamentos) gera uma sensação de aceitação. O desejo de ser aprovado socialmente é um dos principais fatores que mantêm os usuários engajados.
- Algoritmos personalizados
Você já abriu as redes sociais e encontrou exatamente aquilo que estava procurando? Pois é, as plataformas utilizam algoritmos que priorizam o conteúdo mais relevante para o usuário, desse modo cria um feed altamente adaptado aos seus interesses, desejos e comportamento passado. Aumentando a probabilidade de que o usuário continue consumindo conteúdo de forma contínua.
- Conteúdo altamente visual e emocional
São mostrados imagens e vídeos curtos, por exemplo no TikTok ou Instagram, são projetados para prender a atenção rapidamente, acionando emoções fortes, como prazer ou surpresa, e estimulando o desejo de continuar consumindo.
- Jogos e desafios
Alguns aplicativos oferecem elementos de gamificação, como “desafios”, “medalhas” e “conquistas”, que incentivam os usuários a continuar a se engajar para alcançar um objetivo ou status.
7. FOMO (Fear of Missing Out)
Trata-se de criar a ideia de que algo importante ou interessante pode estar acontecendo e que o você, usuário, precisa estar sempre atualizado, alimentando, desse modo, a sensação de urgência e ansiedade, o que o mantém retornando.