Atualidades e Notícias

Estado detecta risco de exposição de agressores e vítimas de ataques em escolas

Estado alerta para risco ataques em escolas
Por meio de denúncias, a Polícia Civil identificou aumento de situações que remetem a planejamentos de ataques no ambiente escolar

Tema relevante para segurança pública e pode ser lembrado na próxima prova CSTAPM.

A Polícia Civil de São Paulo identificou, no ambiente virtual ou escolar, um aumento de situações que indicam planos de possíveis ataques em escolas.

De acordo com as Secretarias Estaduais de Segurança Pública e de Educação o compartilhamento de fotos e vídeos de casos de violência no ambiente escolar pode motivar outros atentados.

279 casos foram registrados em apenas uma semana.
O trabalho de inteligência da Polícia Civil frustrou, entre os dias 11 e 12 de março, dezenas de possíveis atos violentos em escolas.
7 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de São José dos Campos, Caçapava e Tupã, sendo apreendidos três adolescentes com celulares, facas, máscara, chips de telefonia, bandanas e caderno de anotações.

A Psychological Association e American Academy of Pediatrics, entidade médica americana, alerta para conexão causal entre violência na mídia e comportamento agressivo em algumas indíviduos.

Compartilha imagens pode ser motivador de novos crimes.

De acordo com os estudos, imagens podem ser usadas por comunidades que valorizam os ataques e, desse modo, buscam transformar os agressores em heróis.
Por essa razão, a orientação é para que veículos de comunicação não reproduzam imagens sobre este tipo de ocorrência, e a população, de modo geral, não compartilhe esse tipo de imagem, buscando diminuir as chances do chamado “efeito contágio” por outros potenciais agressores.

Reforço no programa Conviva (Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar)

O programa Conviva (Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar), existe desde 2019, mas agora será reforçado, serão mais 5 mil profissionais da rede redirecionados à aplicação das políticas de prevenção à violência nas unidades. Eles receberão treinamento para identificar vulnerabilidades de cada unidade, além de colocar em prática ações proativas de segurança.

Outra medida que esta sendo tomada é a atualização da plataforma do Conviva – Placon – utilizadas para o registro de ocorrências nas escolas estaduais.

A retomada do programa Psicólogos na Educação, que oferece suporte psicológico para orientar as equipes escolares e estudantes é outra ação do governo para evitar a violência nas escolas.

Deixe um comentário