Como obter melhores resultados nos estudos
Como conseguir melhores resultados nos estudos
Estudar é uma tarefa árdua, seja por que você tem pouco tempo, seja por que não tem paciência, ou qualquer outra razão. Mas, fato é que sem estudo nossas chances de conquistar uma melhor posição profissional são muito remotas. Diante disso, percebe-se que estudar é necessário para conquistarmos melhores condições para nós mesmos e para nossos entes queridos. Pior que a indisposição para estudar ou a falta de tempo é a ineficiência nos estudos, ou seja, estudar e não reter o conhecimento.
Para aumentar a eficiência e eficácia em nossos estudos, é necessário que utilizemos algumas técnicas que vamos aprender agora.
Curva do esquecimento
A Curva do esquecimento foi inicialmente estudada em 1885. De 1880 a 1885, Hermann Ebbinghaus conduziu um estudo limitado e incompleto sobre si mesmo e publicou sua hipótese em 1885.
A curva de esquecimento pressupõe o declínio da retenção de memória com o tempo. Esta curva mostra como as informações são perdidas ao longo do tempo quando não há tentativa de retê-las.
Hermann Ebbinghaus concluiu que a velocidade de esquecimento depende de vários fatores, como a dificuldade do material aprendido, sua representação e outros fatores fisiológicos como estresse e sono.
Ele também entendia que a taxa de esquecimento basal difere pouco entre os indivíduos. Ele concluiu que a diferença no desempenho pode ser explicada por habilidades de representação mnemônica.
Atualmente acredita-se que a Curva do esquecimento seja um fator importante a ser considerado quando se estuda. Basicamente, esses estudos mostram que em 20 minutos, você esquece 42% do que aprendeu, depois de uma hora, esquece 56% e em 30 dias, já se foram cerca de 80% dos conhecimentos que você adquiriu.
Bom, você deve estar se perguntando “Como fazer para não sofrer os efeitos da Curva do esquecimento? ”
Bom, isso tem um efeito cumulativo. Depois de uma semana, você terá capacidade de reter 100% das mesmas informações após apenas cinco minutos de análise.
Existem técnicas que buscam otimizar os estudos e diminuir o efeito da Curva do esquecimento em seu nível de retenção de conhecimento, vamos ver alguns deles logo a seguir.
Sempre que possível utilize material impresso
O uso de material impresso é muito importante para retenção de conhecimento.
A Persona Cursos está desenvolvendo apostilas impressas que serão disponibilizadas aos interessados em breve, enquanto isso não ocorre você pode baixar e imprimir os PDFs disponibilizados no site.
Pense, raciocine, reflita.
Se tem um fator que ajudar na “arte” de aprender é a capacidade de pensar. Parece óbvio que pensar é necessário para que possamos dizer que estamos estudando, isto é, se estou lendo, estou pensando. Na verdade um pensar crítico pode ajudar e muito na retenção do conhecimento, você já deve ter ouvido alguém dizer que “decoréba” não resolve muita coisa na hora da prova, na verdade, existem diferentes conhecimentos e , sim, em alguns casos saber de cor, (Curiosidade, a expressão “de cor” tem origem na palavra Coração) é importante. Mas, de modo geral saber raciocinar sobre o porquê de um fato, evento ou informação, é muito mais significativo. Por esta razão, ao estudar História do Brasil, tente entender o “porquê” dos fatos, normalmente existe uma razão que leva a um resultado e na prova quando perguntarem sobre o fato estudado você terá muito mais facilidade em responder.
Recordação ativa
Método de estudar que estudado em 2009, quando um professor de psicologia da Universidade de Washington em St. Louis publicou um artigo na Psychological Science aconselhando os alunos contra o hábito de leitura e releitura.
De acordo com este estudo, ler e reler os materiais podem levar os estudantes a pensarem que conhecem bem o conteúdo, mesmo quando não é verdade.
Ainda de acordo com este professor, o mais indicado é a “recordação ativa”, que consiste em fechar o livro e recitar tudo o que podem lembrar para praticar a memorização a longo prazo.