Desfile de 91 anos da Revolução Constitucionalista reúne grande público no Ibirapuera
Governador Tarcísio de Freitas e autoridades públicas acompanham cerimônia em homenagem a combatentes paulistas de 1932.
O desfile cívico-militar em celebração aos 91 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, que ocorreu na manhã deste domingo (9) no Parque do Ibirapuera, reuniu grande público, na capital. O evento foi acompanhado por autoridades políticas e da segurança pública.
Levante paulista não obteve o efeito esperado, mas colocou freios no projeto autoritário de Vargas e dos militares que o apoiavam.
Na ocasião o governador de Tarcísio de Freitas disse o seguinte:
“A revolução de 1932 representa muito para o Estado e para a nossa história. Os heróis do passado lutaram pela ordem constitucional, pelo estado democrático de direito e, por consequência dessa luta, tivemos uma nova constituição e o resgate da nossa autonomia. Devemos nos orgulhar desse movimento, que deve inspirar as futuras gerações”.
Outras autoridades que estiveram no evento foram: os secretários estaduais Gilberto Kassab, (Governo e Relações Institucionais), Guilherme Derrite (Segurança Pública), Marcos da Costa (Pessoa com Deficiência) e Fábio Prieto (Justiça), o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), André do Prado, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ricardo Mair Anafe, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, deputados federais, estaduais e vereadores paulistanos.
A Polícia Militar participou (e organizou) do evento, que reuniu também integrantes da Marinha, do Exército e da Força Aérea, Polícia Civil e Guarda Civil Metropolitana e representantes de entidades como a Associação de Ex-Combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), Associação Brasileira das Forças de Paz da ONU, escoteiros e instituições civis.
CSTAPM
A a Revolução Constitucionalista de 1932 é item cobrado no edital para a prova do CSTAPM, por essa razão, é importante lembrar das principais informações sobre este fato histórico.
O que foi a Revolução Constitucionalista de 1932?
A Revolução Constitucionalista de 1932, também conhecida como Guerra Paulista, foi o movimento armado ocorrido no estado de São Paulo, entre julho e outubro de 1932, que tinha por objetivo derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte.
Quem fez a Revolução Constitucionalista de 1932?
General Isidoro Dias Lopes liderou as primeiras tropas paulistas no combate pela Constituição em 1932.
A Nova Constituição foi promulgada em 16 de julho do mesmo ano. O governo federal prendeu e deportou alguns líderes do movimento de 1932. Alguns políticos perderam seus mandatos. Porém, a Constituição de 1934 trouxe a anistia para os envolvidos no movimento revolucionário.