Internacional

Ícone dos direitos civis John Lewis será velado no Capitólio dos EUA

Ícone dos direitos civis John Lewis será velado no Capitólio dos EUA

John Robert Lewis foi um líder do movimento por direitos civis e político americano. Foi membro da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos pelo 5.° distrito congressional da Geórgia desde 1987. 

O parlamentar pioneiro dos direitos civis John Lewis será velado no Capitólio amanhã (terça-feira), são planejadas homenagens observando o distanciamento social.

John Lewis era Democrata e esteve presente no Congresso desde 1987, durante sua vida sofreu por diversas vezes espancamentos e prisões devido a sua luta contra a segregação e em defesa da justiça racial.

Lewis morreu vitimado por um câncer no pâncreas no último dia 17 de julho, aos 80 anos.

Por coincidência a morte ocorreu em um período de protestos relacionados a assuntos raciais em todo o país, protestos generalizados, em sua maior parte pacíficos, contra o tratamento desigual que os protestantes atribuem à polícia com relação aos negros norte-americanos, também pleiteiam a alteração de nome de homenagens em instituições a ex-líderes da Confederação pró-escravidão.

Crianças posam com fotos em fila para velório de deputado norte-americano John Lewis em Montgomery, no Alabama 26/07/2020 REUTERS/Elijah Nouvelage

Lewis havia se aliado à prefeita de Washington, Muriel Bowser, em uma rua próxima à Casa Branca, onde um mural amarelo ostenta a frase “Vidas Negras Importam”, uma homenagem ao movimento social de mesmo nome.

Foi realizada na tarde desta segunda-feira uma cerimônia para convidados em que o caixão de Lewis foi exibido no Capitólio, nesta noite ocorrerá uma exibição pública, segundo a presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, em um comunicado conjunto com o líder da maioria no Senado, Mitch McConnell.

Em virtude da pandemia, a exibição pública será realizada em um ambiente fechado próximo à Escadaria Frontal do Leste do Capitólio, e, de acordo com o comunicado, o distanciamento social será observado.

Deixe um comentário