Violência nos EUA, manifestantes invadem delegacia em Minneapolis
Violência nos EUA, manifestantes invadem delegacia em Minneapolis, protestando contra racismo após morte de George Floyd
A cidade de Minneapolis, nos EUA enfrentou a 3ª noite de protestos devido à morte de um homem negro que foi asfixiado por policial branco durante abordagem.
George Floyd tinha quase 2 metros de altura e já havia cumprido pena por assalto à mão armada em Houston.
A morte do segurança negro George Floyd, que foi asfixiado por um policial branco durante uma abordagem é o mote de manifestações na cidade americana de mineapolís.
Houve invasão de delegacia e incêndio em carros e imóveis. Algumas lojas foram saqueadas.
Veja as conversas do atendimento da emergência que iniciou o atendimento à ocorrência [A tradução literal do inglês, com alguns trechos de fala confusa do denunciante, que fez a denúncia]:
Operador: É do 911, qual é o endereço da emergência?
Denunciante: Estou no número 3759 da Avenida Chicago
Operador: Como posso ajudá-lo?
Denunciante: Alguém veio à nossa loja e nos deu notas falsas e percebemos isso antes que ele saísse da loja. Voltamos correndo para fora, eles estavam sentados no carro. Pedimos a eles que nos devolvam o telefone, guardem a coisa (inaudível) de volta e tudo mais, e ele também estava bêbado e tudo mais… e que retorne para devolver nossos cigarros e assim ele pode, para que possa ir para casa, mas não quer faça isso. Ele está sentado em seu carro porque está muito bêbado e não está no controle de si mesmo.
Operador: Ok, que tipo de veículo ele possui?
Denunciante: Hum, ele tem um veículo que é ah … um segundo, deixe-me ver se consigo ver a licença. A carteira de motorista é BRJ026.
Operador: Ok, de que cor é?
Denunciante: É uma cor azul. É uma van azul.
Operador: Van azul?
Denunciante: Sim, van.
Operador: Tudo bem, van azul, peguei. Está na frente ou na rua 38?
Denunciante: Ah, está na Rua 38.
Operador: Na Rua 38. Então, esse cara deu uma nota falsa, pegou seus cigarros e está sob a influência de alguma coisa?
Denunciante: Algo assim, sim. Ele não está agindo corretamente.
Operador: Como ele é? Qual a raça?
Denunciante: Hum, ele é um cara alto. Ele é alto e careca, mais ou menos 6… 6 1/2 [se referindo a pés, o que daria mais de 1,80m], e ela não está agindo direito e começou a sair, dirigir o carro.
Operador: Certo, feminino ou masculino?
Denunciante: Hum …
Operador: É uma menina ou menino?
Denunciante: (falando com outra pessoa) – ele está perguntando (inaudível) um segundo. Olá?
Operador: É uma menina ou menino que fez isso?
Denunciante: É um homem.
Operador: Ok. Ele é branco, preto, nativo, hispânico, asiático?
Denunciante: Algo assim.
Operador: Qual? Branco, preto, nativo, hispânico,asiático?
Denunciante: Não, ele é um cara negro.
Operador: Tudo bem (suspiro).
Denunciante: Como está o seu dia?
Operador: Não tão mal.
Denunciante: Teve um longo dia, hein?
Operador: Qual é o seu nome?
Denunciante: Meu nome é (excluído)
Operador: Tudo bem, um número de telefone?
Denunciante: (excluído)
Operador: Tudo bem, tenho ajuda a caminho. Se esse veículo ou essa pessoa sair antes de chegarmos lá, basta ligar de volta, caso contrário, teremos esquadrões em breve, ok?
Denunciante: Não há problema.
Operador: Obrigado.
As manifestações tiveram início na segunda-feira (25) depois que um vídeo mostrando uma abordagem policial foi divulgado.
Na abordagem o policial ajoelhou no pescoço de George Floyd, que fora abordado sob a suspeita de ter feito compras com notas falsas, Após cerca de 8 minutos o detido ficou inconsciente e foi socorrido sendo declarado morto ao chegar no hospital.
Na última manifestação houve uso de elastômero na tentativa de conter os manifestantes, já os bombeiros atenderam ocorrência de incêndio em cerca de 16 locais diferentes.
Após os eventos violentos o governador de Minnesota, Tim Walz, solicitou, após a solicitação, o presidente Donald Trump informou que enviará as tropas para o estado e que assumirá o controle caso haja “qualquer dificuldade”.
Sobre as investigações
A demissão dos policiais envolvidos na ação que terminou com a morte de Floyd foi uma das providências que estão sendo tomadas. O Ministério Público dos EUA e o FBI declararam que estão desenvolvendo “investigação criminal robusta” sobre o episódio.
A Casa Branca informa que Trump está “muito preocupado” após ver as imagens “atrozes e espantosas” do fato e, informou ainda, que ele exigiu que a investigação recebesse prioridade.
Protestos em outras regiões do país
Devido à morte de George Floyd ocorreram protestos em Nova York, onde os manifestantes se reuniram na Union Square, em Manhattan, repetindo a frase dita por Floyd “não consigo respirar”, frase esta que foi dita em 2014 por Eric Garner, morto em ação policial semelhante.
Denver (Colorado), Los Angeles (Califórnia), Chicago (Illinois), Phoenix (Arizona) e Memphis (Tennessee) são cidades onde também ocorreram manifestações.
Histórico de George Floyd
George Floyd foi acusado de assalto à mão armada em Houston em 2007 e dois anos mais tarde acabou por ser condenado a cinco anos de prisão como parte de um acordo judicial, de acordo com documentos do tribunal.
Aproveitando o tema vamos relembra a diferença entre os crimes de Racismo e Injúria Racial.
Racismo
Previsão legal: lei n.º 7.716/89
Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. (Redação dada pela Lei nº 9.459, de 15/05/97)
Ocorre quando as ofensas praticadas pelo autor atingem TODA COLETIVIDADE, NÚMERO INDETERMINADO DE PESSOAS, ofensa à ‘raça’, etnia, religião ou origem, desse modo, é impossível determinar o número de vítimas atingidas.
Pena: Reclusão de 1 a 3 anos e multa
Característica: Inafiançável e Imprescritível
Injúria racial
Previsão legal: Código Penal
Art. 140 – Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro:
§ 3 o Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência: (Redação dada pela Lei nº 10.741, de 2003)
Ocorre quando o autor ofende a DIGNIDADE OU O DECORO utilizando elementos de ‘raça’, cor, etnia, religião, condições de pessoas idosas e portadores de deficiência.
Pena: Detenção de 1 a 6 meses ou multa.
Característica: Afiançável