Notícias

Já são 18 casos de vítimas fatais do coronavírus no Brasil

Já são 18 casos de vítimas fatais do coronavírus no Brasil

Não foi divulgado pelo Ministério da Saúde o número de casos suspeitos.

De acordo com os dados oficiais, já está em 1128 o número de infectados pelo coronavírus (Covid-19) no Brasil, conforme foi divulgado pelo Ministério da Saúde no fim da tarde desta sábado-feira, 21.
Já são 18 vítimas fatais.
As vítimas fatais tinham mais de 60 anos e algum problema pré-existente, isto é, pertenciam ao grupo com maior vulnerabilidade.
O Ministério da Saúde reforçou a orientação para que os idosos não saiam de casa.
Segundo afirmação do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, até o final de abril o sistema de saúde brasileiro vai entrar em colapso pela epidemia do coronavírus.
“Claramente, em final de abril nosso sistema de saúde entra em colapso. Colapso é quando você tem dinheiro, mas não tem onde entrar (nos hospitais)”, disse, Mandetta, ao lado do presidente Jair Bolsonaro.

Fechamento da fronteira

O governo federal fechou as fronteiras terrestres com a Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru e Suriname. A fronteira com a Venezuela já está fechada.
Assinaram a portaria Sergio Moro, ministro da Justiça, Luiz Henrique Mandetta, da Saúde, e Braga Netto, da Casa Civil. Há possibilidade de que viagens aéreas também sejam interrompidas.

A previsão de casos no mês de junho

De acordo com o ministro da Saúde os números devem aumentar de modo exponencial até o fim de junho. “Estamos imaginando que vamos trabalhar com espirais ascendentes entre abril, maio e junho. Passaremos de 60 a 90 dias de muito estresse e teremos sobrecarga”, afirmou Mandetta.
Conforme estimativas, em julho os casos irão entrar em recessão, já em agosto e setembro o cenário passará a patamares menores. “Desde que a gente construa a chamada imunidade em mais de 50% das pessoas”, afirmou.

Medidas no campo da economia

Bolsa em dinheiro para trabalhadores autônomos e pagamento de salário integral aos trabalhadores que tiverem carga horária reduzida.

Paulo Guedes, ministro da Economia, anunciou diversas medidas que visam reduzir o impacto na economia que será causado pelo Covid-19.
Uma bolsa no valor de R$ 200,00 está sendo preparada para profissional autônomo, além disso, haverá garantia de pagamento a trabalhadores que tiverem a jornada de trabalho reduzida.

Medidas no âmbito dos estados

O Rio de Janeiro decretou situação de emergência determinando, entre outras medidas, a suspensão, a partir de sábado, 21, da ponte-aérea entre o Rio de Janeiro e São Paulo.
Diversos outros estados adotam medidas para combater o avanço do coronavírus.
João Doria (PSDB), governador de São Paulo, recomendou fechar os shoppings center e academias da região metropolitana.
As aulas nas escolas públicas e privadas foram suspensas.

Deixe um comentário