Coronavírus – Bióloga explica o perigo da doença
Bióloga fala sobre o novo Coronavírus
Devido à relevância do assunto, a chance de ser cobrado conhecimento acerca do tema na próxima prova é muito grande, pensando nisso publicamos aqui um texto explicativo desenvolvido pela Bióloga Nicole Gonçalves sobre o Coronavírus.
Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, principalmente quando
chegar da rua e antes e depois de usar o banheiro.
Usar frequentemente álcool em gel 70%.
O que é coronavírus?
Coronavírus é uma grande família de vírus causadores de doenças respiratórias, como resfriado comum até doenças mais graves, tais como SARS (síndrome respiratória aguda grave) e MERS (síndrome respiratória do Oriente Médio).
O surto de coronavírus iniciado no final do ano de 2019 é causado por um vírus zoonótico, isso significa que a transmissão ocorre entre animais e seres humanos, denominado CoviD-19. Esse vírus foi identificado pela primeira vez em humanos, portanto não há vacinas até o presente momento para a sua prevenção.
O vírus CoviD-19, que teve o seu epicentro na China e espalhou-se rapidamente ao redor do mundo, causa doenças pulmonares graves. Até o dia 2 de março de 2020, 79.929 pessoas foram infectadas na China sendo que 2.872 morreram.
Como é realizada a transmissão?
A transmissão do vírus ainda está sendo estudada, ou seja, não há detalhes sobre como ocorre. Mas sabe-se que a disseminação está ocorrendo de pessoa para pessoa, através de gotículas respiratórias e por contato, tais como:
Gotículas de saliva
Espirro
Tosse
Catarro
Contato pessoal
Contato com uma superfície contaminada e levar a mão a boca, olhos e nariz antes da higienização.
O período de incubação desse vírus é de 5 dias, podendo chegar a 12 dias, isso significa que durante esse período o paciente não apresenta nenhum sintoma. Até o momento não há estudos sobre quantos dias antes do surgimento dos sintomas a pessoa infectada começa a transmitir o vírus.
Quais são os sintomas?
O sintoma inicial do coronavírus é febre seguida de tosse seca e dificuldade para respirar. Alguns pacientes podem precisar de cuidados médicos.
Outros sintomas que podem aparecer em alguns casos são: dores de cabeça e dores musculares, além de dor de garganta decorrente da tosse.
Como o paciente infectado é tratado?
Ainda não existe uma cura para essa infecção, o que está sendo realizado para tratar as pessoas infectadas são medidas para aliviar os sintomas. Tais como:
Uso de medicamentos para dor e febre.
Uso de umidificador no quarto e banhos quentes para aliviar a tosse e a dor de garganta.
Além da hidratação constante e repouso.
Como realizar a prevenção?
A única prevenção para o novo coronavírus é a realização de cuidados básicos, sendo eles:
Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, principalmente quando chegar da rua e antes e depois de usar o banheiro.
Quando tossir ou espirrar cobrir a boca com lenços descartáveis e jogá-los fora.
Na ausência dos lenços descartáveis cobrir a boca com o braço.
Evitar tocar nos olhos, nariz e boca antes de higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%.
Evitar contato com pessoas infectadas com o vírus.
Usar frequentemente álcool em gel 70%
Coronavírus no Brasil
Até o dia 02 de Março de 2020 foram confirmados 2 casos de coronavírus, ambos em pacientes que são moradores do Estado de São Paulo e estiveram na Itália recentemente.
Os dados acima são oriundos do Ministério da Saúde e foram atualizados no dia 01/03/2020 às 15h05min.