Notícias

Planejamento e estudo para concursos públicos

Planejamento e estudo para concursos públicos

Planejamento e estudo para concursos públicos

Muitas vezes as pessoas perguntam como devem proceder para ter um estudo eficiente, para não perder tempo e conseguir atingir o objetivo de ser aprovada em um concurso público.

Sempre respondo de modo a fazer com que elas pensem, isso não é muito agradável, na verdade, muitas pessoas querem facilidades, e acreditem, não existe um remédio milagroso para se adquirir o conhecimento necessário para a aprovação.

Vamos falar um pouco como você pode planejar e potencializar suas chances para a próxima prova do CSTAPM.
Comece perguntando a si mesmo qual seu objetivo.
Isso pode até parecer pouco razoável, mas é muito comum que candidatos comecem a estudar sem ao menos ter definido claramente qual seu real objetivo.

Algumas pessoas estudam para concurso, mas não para este ou aquele concurso e sim para qualquer concurso. Num primeiro momento isso pode até dar uma falsa impressão de aumento de chances em ser aprovado, afinal, se estudo para qualquer concurso terei mais vagas disponíveis, maior quantidade de concursos abertos onde poderei fazer a prova e quem saber ser aprovado.

Existe um problema muito grave nesse comportamento, trata-se do foco.
Ter foco é primordial para alcançar o sucesso.

Se você está estudando para o CFO e para o CSTAPM deve ter em mente que muitas matérias cobradas no CFO não serão objeto das provas do CSTAPM e vice-versa. Desse modo, caso você seja uma fera em Química e saiba tudo sobre isótopos, isóbaros e etc. de nada adiantará na prova do CSTAPM, assim como ser um excelente estudante de direito processual penal militar não o ajudará no CFO.

Não quero com isso dizer que você deva deixar de estudar para um ou para outro concurso, mas sim, esclarecer que é importante definir seu objetivo. Analisar se seus sonhos estão calcados na sua realidade. Estão dentro de suas possibilidades nesse momento?

Analise se é mais adequado focar em apenas um dos concursos ou manter a estratégia de concorrer em ambos.

Cancele quando quiser

Crie seu Quadro de Horários
Muitas pessoas começam a estudar e não se organizam com relação ao tempo.
Poucos dias após, já não sabem bem o que já foi estudado ou não, não sabem ser quer qual matéria estudou mais tempo, etc.
Por muitas razões é importante definir um quadro de horários.
Nesse quadro você deve prever;
Quantidade de horas por matéria
Quantidade de horas por semana (total)
Horas de lazer
Horas de trabalho
Intervalo
Adicione ainda outras atividade que irão lhe tomar tempo de modo que não irá estudar nesses momentos.

Analise e escolha seu Material de Estudos
Este tópico é muito importante.
Os assinantes do site Persona Cursos tem à disposição PDFs, Vídeos e resumos que auxiliam no preparo e possibilitam uma variedade de “tipos de material” por um valor muito acessível.
Materiais:

Livros:
São excelentes para estudos acadêmicos, trabalhos de faculdade que exijam um aprofundamento no assunto tratado. Para concursos públicos podem ser usados como material de consulta. Muitas vezes são caros e, em se tratando de algumas matérias, podem ficar desatualizados rapidamente.

Apostilas:
Muitos candidatos não se acostumam em estudar através de recursos digitais, este fato por si só é uma desvantagem, a adaptação aos recursos disponíveis é uma maneira eficiente de conseguir “vantagem” sobre os demais concorrentes. Caso você seja um desses inadaptáveis candidatos que só aprendem com um recurso físico, palpável, as apostilas podem ajudá-lo.
Um ponto positivo para este tipo de material é o preço, normalmente mais barato que um livro, ou um curso completo.
Um ponto negativo que pode dificultar o aprendizado é a qualidade do seu conteúdo. É muito comum as editoras usarem o recurso do “Crtl+V / Ctrl+C”, isto é, copiarem uma determinada explicação sobre um assunto e simplesmente colar aquilo no texto “formando” uma apostila. Esse tipo de conteúdo pode, inclusive, ensinar errado. Textos incompletos também são facilmente encontrados nesse tipo de material.
Outro ponto negativo é a falta de recursos para esclarecer dúvidas.

Cursos em vídeos:
Os vídeos são, sem sombra de dúvidas, o queridinho de quem estuda na modalidade EAD, ou seja, sem a presença física de um professor.
Existem diversas formas de estudar utilizando-se os vídeos.
Atualmente é possível comprar cursos completos para os mais diversos fins.
Como ponto positivo podemos elencar a sensação de “assistir” à aula e isto faz com que tenhamos um conforto. Além disso, na maior parte das vezes, podemos adequar a atividade de estudar em vídeo ao tempo que temos disponível.
Outra vantagem são os recursos, nos vídeos o professor pode utilizar muitos recursos visuais que facilitam o entendimento e a manutenção do conhecimento adquirido.
Uma das principais desvantagens está ligada diretamente com a principal vantagem, desse modo a qualidade de “facilidade em ter acesso à informação” se mostra menos eficiente quanto à “memorizar a informação acessada”.
Muitos especialistas concordam que a busca da informação funciona como um “retentor” desses dados no cérebro. Assim, se você deseja uma informação e não a encontra facilmente, precisa pesquisar, buscar, perguntar, anotar, consequentemente irá reter estas informações no seu cérebro com mais eficiência.

Defina Técnicas de Estudos
O que são técnicas de estudo, outro dia me perguntou um estudante. Bom, se você se deita e na posse de um livro passa a ler seu conteúdo, sem dúvida essa é uma técnica de estudo. Mas então qualquer forma de estudar pode ser considerada uma técnica de estudo? Sim, claro que pode!

A grande questão é: Qual a técnica de estudo que melhor se adapta ao seu perfil.
Uma ótima maneira de guardar conteúdo que funciona para mim é a associação. Se eu estudo algo e o associo a um determinado item do meu dia a dia não mais o esquecerei até que esta informação me seja útil.

Ler mais de uma vez
Ao ler um determinado texto você está em contato com uma série de abstrações, é importante que leia o texto uma primeira vez sem o intuito de assimilar tudo, leia-o apenas para se familiarizar com o conteúdo e após leia-o novamente, mais uma e se desejar outra vez, você verá que irá entender e se recordar do assunto com facilidade.

Ensinar a um amigo
Você pode utilizar o grupo do Persona Cursos no WhatsApp (14 9 9760-4789) para escrever um artigo e compartilhar, por exemplo. Ou pode ensinar algo aprendido com um colega de profissão, você estará ajudando o amigo e se beneficiando com a sedimentação do seu conhecimento.
Repetir o cálculo 3 vezes ao dia durante 4 dias
Bom, isso pode variar de pessoa para pessoa, mas normalmente a repetição de cálculos e resolução de problemas específicos faz com que guardemos o “caminho da solução”, em especial em exatas.

Fazer e escutar gravações
Excelente forma de aprender, hoje o recurso de gravar tanto áudio como vídeo está muito acessível e isto possibilita que qualquer estudante possa utilizar esta ferramenta.

Não grifar
Muitas vezes grifamos um ou outro item para encontra-lo com facilidade. Bom, o problema é que “facilidade “ e “eficiência” não costumam andar de mãos dadas.

Listei abaixo outras técnicas para estudo que podem ser úteis aos candidatos ao CSTAPM:
Fazer resumos depois de entender o que estudou
Praticar sempre
Assistir a filmes e vídeos sobre o assunto
Organizar as suas anotações
Fazer associações absurdas
Transformar conceitos abstratos em histórias
Relacionar os conceitos com uma trajetória
Elabore Metas Diárias

Marcelo Trindade
Contato: marcelot.prof@gmail.com

Deixe um comentário