Notícias

Movimento Nativista: A Revolta de Beckman

revolta-beckman

Na noite de 24 de fevereiro de 1684, os irmãos Manuel e Tomás Beckman, dois proprietários rurais da região, com o apoio de comerciantes, invadiram e saquearam um depósito da Companhia de Comércio do Maranhão.

Movimentos Nativistas
Revolta de Beckman (Maranhão)
Os jesuítas eram contra a escravização de indígenas, porém muitos colonos queria escravizar os índios.
Fatos como esse resultaram em muitos conflitos, um dos conflitos mais relevantes foi a chamada Revolta de Beckman. Com a crise que passava a capitania do Maranhão, os senhores de engenho estavam sem condições de pagar pelo escravo africano e estavam invadindo aldeamentos jesuítas para capturar indígenas.
Os jesuítas conseguiram junto ao governo português reeditar a proibição de capturar indígenas.
O Monopólio da Companhia Geral do Comércio deveria introduzir 500 escravos negros anualmente, durante 20 anos, no entanto não conseguiu cumprir com seus compromissos, piorando a situação.

Expulsão dos Jesuítas

Padre Antônio Vieira
Padre Antônio Vieira e indígenas escravizados

Em razão da defesa dos indígenas contra a escravidão que lhes impunham os colonos, os jesuítas foram deportados por ordem real. Nesta leva de homens de Deus, junto estava o ilustre orador sacro, Padre Antônio Vieira, a quem o poeta Fernando Pessoa cognominou de “O Imperador da Língua Portuguesa”. É Vieira que, chegando a Portugal, com o dom de seu notável discurso, consegue autorização da Coroa para o retorno da Companhia de Jesus ao Maranhão.

Na noite de 24 de fevereiro de 1684, os irmãos Manuel e Tomás Beckman, dois proprietários rurais da região, com o apoio de comerciantes Destruíram armazéns da Companhia e invadiram escolas dos jesuítas e constituíram um governo provisório.
O governo português os reprimiu e ordenou a prisão de Tomás Beckman e mandou um novo governador ao Maranhão, que ali chegando mandou enforcar Manuel Beckman.
Após a reação severa, a metrópole teve que mudar a política da região, permitindo a volta dos jesuítas, mas extinguindo a Companhia do Comércio e liberando a escravização dos indígenas por tropas de resgate.

Para ficar mais fácil usarei o Heptâmetro de Quintiliano
que? Movimentos Nativistas / Revolta de Beckman
quem? Irmãos Manoel Beckman / Tomás Beckman
quando? 1684
por quê? Grande insatisfação dos comerciantes, proprietários rurais e população em geral com a Companhia de Comércio do Maranhão, instituída pela coroa portuguesa em 1682.
Os comerciantes reclamavam do monopólio da Companhia.
como? Na noite de 24 de fevereiro de 1684, os irmãos Manuel e Tomás Beckman, dois proprietários rurais da região, com o apoio de comerciantes, invadiram e saquearam um depósito da Companhia de Comércio do Maranhão. Os revoltosos também expulsaram os jesuítas da região e tiraram do poder o governador.
onde? Maranhão
com que auxílio? apoio de comerciantes

Observação Importante: Conforme bem aventado no grupo no WhatsApp por 1º Sgt PM Cesar Menezes, a quem agradeço, este fato histórico ocorreu em 1684, portanto antes do período da história do Brasil que é pedido no último edital do concurso para CSTAPM, onde se menciona que deverá ser objeto do concurso os fatos ocorridos a partir de 1822, no entanto é bom sabermos de tais eventos até para podermos excluir uma possível alternativa incorreta em uma questão ou usar como argumento em uma eventual redação uma vez que enriquece nosso nível de conhecimentos acerca de fatos relevantes na história pátria.

Deixe um comentário