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Curva do Esquecimento de Ebbinghaus:

Hermann Ebbinghaus, foi o primeiro autor na psicologia a desenvolver testes de inteligência. Foi aluno de Wilhelm Wundt.

Fazer revisão é muito importante.

Hoje vamos falar sobre um assunto tão importante como o aprender, o assunto é não esquecer!

Você já pensou que muitas vezes aprende muita coisa e depois parece que esqueceu tudo, ou quase tudo? Pois é, esse não é um problema incomum, na verdade existem até estudos sobre o tema. De acordo com esses estudos nós temos a tendência de naturalmente esquecer aproximadamente 50% do que aprendemos durante um dia de estudo, a menos que façamos uma adequada revisão do conteúdo no dia seguinte.

Hermann Ebbinghaus

Psicólogo alemão. De acordo com os estudos de Ebbinghaus, a capacidade do nosso cérebro de armazenar uma informação recém adquirida, é chamada de “curva do esquecimento” (ou Forgetting Curve).

Mas, agora começa o problema, note que, conforme o tempo passa, o cérebro tende a levar ao esquecimento a informação que você adquiriu. Na linha vermelha, percebemos que, logo após o primeiro dia de estudo, a curva chega ao ponto aproximado de 50%. Dois dias após, caso não tenha sido feito uma revisão, seu conhecimento pode chegar a 30%. O percentual de retenção do conteúdo aprendido continua a diminuir com o passar dos dias.

O ponto A representa o início do estudo que você fez no dia em determinada matéria, por exemplo. Nesse ponto seu cérebro consegue reter toda a informação necessária e útil sobre a matéria, chegando ao nível de 100% no ponto B.

A linha rosa mostra um declínio para o assunto não revisto.

A linha amarela mostra que a revisão atinge 100% depois de 1 hora, caso não seja feita nova revisão, ao final de um mês, a retenção é de apenas 10%.

O mesmo raciocínio deve ser aplicado às demais linhas que mostram a linha azul com retenção de 80%.

Logicamente existem outros fatores envolvidos que podem modificar o desempenho de um estudante em relação a outro, no entanto, é preciso notar que a revisão é um dos pontos cruciais no planejamento de estudo para concurso público, e que é negligenciado por muitos candidatos.

Observando o gráfico, especialmente em relação à linha verde indicada pela letra C. Estudos mostram que, caso seja realizada uma revisão no dia seguinte ao estudo, nosso cérebro tende a recuperar aquele percentual de esquecimento, possibilitando que a informação seja retida de forma mais eficiente e por mais tempo, de modo que se não houver nova revisão no próximo dia a perda será de, aproximadamente, 30%.

Realizando revisões de modo estratégico e organizado.

Engana-se quem acredita que basta estudar, na verdade, é necessário estudar com qualidade, estudar de modo organizado e fazer revisões faz parte do estudo. Não adianta aprender 100% e esquecer 50%, 60%, ou até 90%. Seria melhor estudar de modo mais organizado, com revisões, ainda que leve mais tempo para estudar todos os tópicos do edital.

É muito importante que ao estudar você descubra quais são as características peculiares que apresenta, Anelise o tempo disponível para estudar, quantidade de matérias do edital, e verifique quais principais deficiências que tem no aprendizado de modo a pode definir qual a melhor estratégia para otimizar sua preparação.

Como sugestão podemos falar em revisão de 24h, 7 dias e 30 dias. Desse modo você poderá ter um desempenho melhor em seu aprendizado.

Como aplicar o método de revisão

Digamos que você estudou hoje Direito Administrativo, amanhã, você faz uma revisão de aproximadamente 20 minutos sobre os assuntos estudados. Após 7 dias, você faz nova revisão com tempo aproximado de 10 minutos. E, após 30 dias, outra revisão de 10 minutos.

Após esse período de revisões faça exercícios e revisões mais curtas, relativas a pontos específicos e palavras-chave.

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